CRÍTICA DA IMPRENSA:

CineClick: A Disney apostou alto no filme. Foram US$ 250 milhões de orçamento confiando em repetir o êxito da lucrativa parceria entre Verbinski e Depp, responsável pelo sucesso da milionária franquia Piratas do Caribe. Os muitos dólares investidos saltam aos olhos em cenas de ação muito bem dirigidas e empolgantes, reconstituição de época impecável e excelente trabalho de edição de som, que deve inclusive render uma indicação ao Oscar da categoria – por isso, veja o filme numa sala com boa qualidade sonora.[...] Depp não faz feio, é eficiente como sempre, apesar de não trazer nenhuma novidade com seu Tonto. Parece trabalhar no piloto-automático: não compromete, tampouco surpreende. Armie Hammer está muito bem no papel do herói John Reid, promotor que se vê forçado a abdicar de sua ética ilibada para vingar o irmão morto pelo violento Butch Cavendish (William Fichtner). O entrosamento entre Depp e Hammer funciona na tela e o arco dramático da amizade entre os personagens é bem desenvolvido e responsável pelo tom bem-humorado do filme [...] O problema de O Cavaleiro Solitário está em sua irregularidade. Desnecessariamente longo (tem 149 minutos) o filme se arrasta por um bom tempo em tem-se a nítida sensação de que se cortássemos 20 minutos de fita isso não faria a menor diferença para a trama. Aliás, faria sim: a deixaria mais dinâmica e redonda, algo essencial num blockbuster.

Omelete: Limar uma hora e uns seis personagens deixaria O Cavaleiro Solitário melhor? Provavelmente. Ainda assim, a indecisão sobre quem é o protagonista de fato (Hammer não pode se dar ao luxo de ser eclipsado por Depp como foi Orlando Bloom) e a mania de emendar toda cena de impacto com uma piadinha - o drama não pega e o humor não funciona - parecem sabotar o filme na sua própria espinha dorsal.

Adoro Cinema: A bem da verdade, o grande sonho de todos os citados era que O Cavaleiro Solitário se tornasse uma variação do sucesso maior da carreira de Johnny Depp. Além dos envolvidos, o roteiro repleto de reviravoltas que não vão a lugar algum e o ar infantilizado da história como um todo são bastante semelhantes às aventuras de Jack Sparrow [...] Apesar de tantos problemas, O Cavaleiro Solitário possui algumas boas soluções que merecem atenção. Uma delas é o método utilizado para que Tonto ganhasse mais destaque do que o personagem-título, fazendo com que o filme girasse em torno de suas memórias. A história oral é bem explorada na trama com brincadeiras em torno das falhas de coerência do que acontece, relacionando-as à falta de memória do próprio Tonto [...] Analisando como um todo, O Cavaleiro Solitário é um filme bem problemático mas que possui algumas qualidades relevantes. Está longe de ser o melhor dos trabalhos de Bruckheimer, Verbinski e Depp, mas traz momentos que conseguem capturar a atenção do espectador. Entretanto, caso fosse mais escancarado para a aventura, sem perder tanto tempo com personagens desinteressantes e piadas infantis, seria bem mais interessante.


FICHA TÉCNICA:

Lançamento: 12 de julho de 2013
Duração: 2h 29min
Dirigido por: Gore Verbinski
Com: Johnny Depp, Armie Hammer, Ruth Wilson
Gênero: Ação , Aventura , Faroeste
Nacionalidade: EUA


SINOPSE:

Colby, Texas, 1869. John Reid (Armie Hammer) é um advogado que acaba de retornar à sua cidade-natal, onde vive seu irmão Dan (James Badge Dale), a cunhada Rebecca (Ruth Wilson) e o sobrinho Danny (Bryant Prince). John está disposto a cumprir a justiça ao pé da letra, levando os criminosos ao tribunal, apesar da resistência local. Ao acompanhar o irmão e outros Texas Rangers em uma patrulha pelo deserto, o grupo é atacado pelos capangas de Butch Cavendish (William Fichtner), um bandido que tem a fama de comer carne humana. Todos são assassinados, com exceção de John, que fica à beira da morte. O índio Tonto (Johnny Depp) o encontra e, ao perceber que um cavalo branco escolhe John, passa a ajudá-lo. Tonto acredita que John foi escolhido por um mensageiro espiritual e que, como voltou da morte, não pode mais ser morto. A partir de então John passa a usar uma máscara e, ao lado de Tonto, faz de tudo para reencontrar Cavendish.


TRAILER: